Karyne Magalhães

Abrir Menu Mobile

Tratamentos

Melanoplastia (clareamento gengival)

Melanoplastia: clareamento gengival

Gengivas escurecidas não dizem nada! Isso porque não indicam nenhuma doença, mas sendo o sorriso um cartão de visita, algumas pessoas se preocupam com a estética não tão comum que elas causam quando, ao sorrir, expõem a gengiva (sorriso gengival) com pigmentações melânicas. Esse fenômeno é conhecido como hiperpigmentação gengival ou melanose gengival.

As manchas, que vão da tonalidade acastanhada a enegrecida, são mais observadas em pessoas de pele negra, do tom mais claro ao tom mais escuro. No entanto, podem acometer também pessoas de pele branca, sem distinção de gênero e/ou idade. A condição também é frequentemente vista em fumantes.

De modo geral, não é necessário se preocupar com esse escurecimento, desde que ele não seja concentrado, como se fosse uma pinta. Sendo assim, a dica é: espelho na mão e luz natural. Eles são fundamentais para você vigiar a sua saúde bucal. Na dúvida, sempre que fizer a manutenção preventiva com o seu cirurgião-dentista, pergunte se aquela alteração está dentro do padrão de normalidade.

Agora, se essas manchas te incomodam a ponto de ter vergonha de sorrir, algo comum relatado nos consultórios, você pode clarear. A opção de tratamento, muitas vezes conhecido como peeling gengival, é realizada com laser de diodo, um laser cirúrgico de alta potência. Quem pode realizar esse procedimento é o cirurgião-dentista habilitado em laserterapia

Esse processo é bem simples, seguro, indolor (pelo anestésico) e de rápida recuperação. Geralmente, uma sessão é suficiente, mas, ser for necessário, outra sessão pode acontecer após 21 dias. O procedimento não requer afastamento das atividades de trabalho. Entretanto, é sempre recomendado evitar o sol por 14 dias. Ah, e se fazer clareamento dental for uma vontade sua, é mais interessante que ele aconteça antes.

Não há dúvidas de que a melanoplastia com laser é o procedimento mais adequado e mais simples para clarear as gengivas. Então, se essa for sua vontade, é preciso agendar uma avaliação prévia, porque, como todo tratamento, o procedimento requer planejamento e documentação fotográfica.

Iniciar conversa
Vamos agendar uma consulta?