Karyne Magalhães

Abrir Menu Mobile

Tratamentos

Prótese Dentária

Prótese dentária: tire suas dúvidas

Atualmente, a melhor forma de repor dentes perdidos são os implantes dentários. Isso porque esses implantes substituem as raízes dos dentes, devolvendo a função mastigatória e a estética.  Eles podem ser feitos como elementos unitários, ou seja, dentes isolados, ou como o chamamos de protocolo, que é uma prótese total (dentadura) parafusada aos implantes dentais.

As próteses totais são ótimas para quando está se refazendo um tratamento que foi feito há tempo. Agora, para o paciente que nunca usou esse tipo de prótese, é preciso um tempo para adaptação. Esse período pode ser marcado por certo desconforto.

Apesar de o implante ser, até o momento, a melhor maneira de devolver a segurança, bem-estar, qualidade de vida e a mastigação a uma pessoa, nem sempre esse paciente está apto a fazer o procedimento.  Afinal, questões de saúde podem impossibilitar qualquer cirurgia.

Além dos implantes, as facetas, coroas totais e outras formas de restaurações também são consideradas próteses dentárias. Resinas compostas, resinas acrílicas, cerâmicas, implantes e metais são materiais que podem ser usados nas próteses.

Lentes de contato dental

A substituição do esmalte dental por uma fina camada de cerâmica, conhecida como “lentes de contato”, acredito que só deve ser indicada quando há a real necessidade. Se o desejo do paciente é apenas dentes mais brancos, temos a opção do clareamento dental.

Agora, se você tem dentes que realmente precisam de um “tchan”, é necessário um bom planejamento, antes de o procedimento ser executado. Uma simulação de como seria o sorriso de forma estética e funcional deve ser realizada. Para mascarar dentes muito escurecidos, pode-se realizar facetas cerâmicas ou, conforme o remanescente dental, pode-se optar por coroas totais que envolvem todo o dente.

Veja quais são as perguntas mais frequentes sobre prótese dentária:

Perdi só um dente. Se eu fizer implante, vai ficar natural?

Normalmente sim. Quando reabilitamos apenas um dente, a tarefa é mais complicada, mas não é impossível obtermos um bom resultado.

De quanto em quanto tempo devo trocar minha dentadura?

Depende dos seus hábitos de vida. Recomendamos a substituição a cada cinco anos, mas pode ser que ela permaneça funcional por mais tempo.

Quais produtos devo usar para limpar as próteses?

Veja aqui.

Se uso dentadura, preciso fazer consulta a cada seis meses?

Sempre! Nossa boca é muito complexa e a prevenção, ainda hoje, é o melhor tratamento.

Minha prótese me machuca. O que devo fazer?

Consultar um cirurgião-dentista para que ele análise sua prótese, sua boca e a sua produção salivar. A saliva protege a boca e retém as próteses.

Iniciar conversa
Vamos agendar uma consulta?