Karyne Magalhães

Abrir Menu Mobile

Tratamentos

Halitose (Mau Hálito)

Mau hálito: saiba mais sobre esse problema

Todo mundo já ouviu falar sobre mau hálito. Mas você realmente sabe do que se trata? O mau hálito ou halitose é uma alteração do hálito. O odor causado por essa alteração pode sair pela da boca e/ou nariz, causando desagrado a pessoas próximas. A maioria das pessoas que sofrem com esse problema relata que a halitose interfere na vida pessoal, profissional e amorosa.

Embora aconteça essa interferência, as pessoas deixam de buscar tratamento por vergonha. Outros motivos também incluem não saberem que têm mau hálito, acharem que irão acabar com a halitose com algo comprado na farmácia e acreditarem que o mau hálito vem do estômago. No entanto, 90% dos casos de halitose estão relacionados a algum transtorno que está ocorrendo dentro da boca, como, por exemplo, a saliva em quantidade e qualidade insuficientes (boca seca).

E quem tem mau hálito geralmente não sente. É o que chamamos de halitose clínica, não sentida pela adaptação do olfato. Há também a halitose subclínica, que é muito confundida com transtornos do paladar (disgeusia), insegurança com o próprio hálito e halitofobia, o medo em excesso de estar com mau hálito.

Ninguém está imune a halitose. Ela pode acontecer com qualquer pessoa, independente da idade ou gênero. E os conhecidos testes do sopro, da colher e lambida de pulso não são eficientes para identificar o mau hálito. Esses testes “caseiros” sempre irão dar falso positivo. De maneira rápida, a melhor forma de checar o seu hálito é perguntando para alguém em quem você confia e que realmente vai te comunicar a situação. E caso mesmo assim você não acredite no que lhe disse, procure ajuda profissional.

Algumas dúvidas sobre a halitose são muito comuns. Conheça as mais freqüentes e confira as respostas.

– Mau hálito vem da garganta?

Raramente. Mas infecção de garganta ou cáseos amigdalianos (“massinha” que sai da garganta) podem ocasionar a halitose.

– Mau hálito vem do estômago?

Raramente. Isso acontece em apenas 2% dos casos.

– Mau hálito é da língua?

Em boa parte sim. Entretanto, sua língua não deve ser castigada por isso. Você deve higienizar a língua com cuidado e, se possível, com limpador específico.

– Tem como acabar com o mau hálito?

Tem sim! Mau hálito tem tratamento.

– A homeopatia cura o mau hálito?

A homeopatia é uma excelente terapia, mas nem sempre precisamos introduzi-la no tratamento.

– Mau hálito tem cura?

Quando falamos de cura, subentende-se que nunca mais a doença ou problema voltará. Como a saúde não é uma ciência exata, prefiro dizer que há tratamento.

– Tem profissional que trata mau hálito em Goiânia?

 

Sim, eu sou uma delas. Sou qualificada no diagnóstico e tratamento da halitose.

 

– Qual a causa da halitose?

Uma das principais causas é a saliva em desequilíbrio. O biofilme lingual (placa bacteriana), doenças periodontais (gengiva), cárie, restaurações deficientes, próteses desadaptadas são outras causas. Existem, ainda, outras diversas.

– O que é halitose?

É um transtorno do hálito que pode permanecer por 24 horas ininterruptas ou alguns minutos ao longo do dia, incomodando o seu olfato ou o olfato de alguém.

– Mau hálito tem cheiro do quê?

“Coisa ruim”, de fezes, urina, maçã verde, peixe podre, vinagre, enxofre, sangue coagulado, bebida alcoólica, cigarro, medicamento, temperos…

– Mau hálito é hereditário?

Não

– Mau hálito é transmissível (pega)?

Não

 

– Tem tratamento caseiro para o mau hálito?

A manutenção é realizada em casa e o tratamento é estipulado pelo profissional.

É importante ressaltar que cada caso é um caso. Nós somos pessoas completamente diferentes uma das outras e, por esse motivo, é necessária uma consulta com o especialista para saber se você precisa de tratamento e qual o tipo de tratamento será realizado. Em consultório, o cirurgião-dentista qualificado no diagnóstico, tratamento da halitose e das alterações salivares irá lhe fazer diversas perguntas e realizará alguns exames necessários para a conclusão diagnóstica e o plano de tratamento.

Nós atendemos apenas em Goiânia, mas recebemos pacientes de outros estados. Caso esse seja o seu caso, planejamos com antecedência a sua consulta e lhe orientamos caso você não conheça a cidade. As consultas são discretas e, em momento algum, o paciente passa por situações constrangedoras. O atendimento é sigiloso. Para a consulta é preciso preparação prévia, que será enviada pelo WhatsApp ou e-mail. A consulta pode ter duração de até duas horas.

Realizamos os exames:

– Organoléptico: avaliação através do olfato, realizado pela profissional.

– Sialometria (exames de saliva): verificação da coloração da saliva, da viscosidade, do pH, da quantidade e qualidade produzida.

– Medição do hálito: um aparelho chamado Halimeter (halimetro) quantifica os gases que saem pela boca e pelo nariz.

Todos esses exames estão incluídos no valor da consulta.