SAÚDE BUCAL: VITAMINAS NÃO PODEM FALTAR
Quando pequenas escutamos que “tem que comer para crescer”. Aposto que muitas de nós temos lembranças como essa, não é mesmo? Então não é segredo que o alimento, de preferência o saudável, nós faz “crescer” e nos dá saúde. E as vitaminas encontradas nos alimentos são também responsáveis pela qualidade da nossa saúde bucal. Sendo assim, na ausência ou no excesso delas a nossa boca pode padecer.
Quando falamos de vitaminas, podemos pensar em uma sopa de letrinhas: A, B, C, D, E, K. Elas são pequenos nutrientes essenciais para o nosso organismo e a sua obtenção se dá por meio de uma alimentação equilibrada, contendo quantidades suficientes de verduras, frutas, legumes e proteínas de origem animal e vegetal. Algumas delas são pouco absorvidas no trato gastrointestinal e outras bem absorvidas pelo intestino delgado. Dentre as vitaminas, as do complexo B e C raramente alcançam concentrações tóxicas ao nosso organismo. As “B” estão nos alimentos ricos em proteína animal, como o ovo, e as “C” nas frutas, como o melão, morango, laranja e limão.
O nutricionista é o profissional indicado para checar a quantidade de vitaminas e minerais que você deve ingerir diariamente. Mas para avaliação da saúde bucal, você precisará se consultar com um cirurgião-dentista, que fará uma avaliação minuciosa da cavidade bucal e solicitará exames, caso aja desconfiança da ausência de alguma vitamina específica.
Conheça as desordens bucais mais comuns da hipovitaminose:
– Gengivite;
– Doenças periodontais (osso, ligamentos e gengiva);
– Hemorragia bucal (espontânea ou não);
– Mucosas avermelhadas e/ou irritadas;
– Queilites (inflamações nos cantinhos da boca);
– Língua despapiladas (língua lisa);
– Aftas;
– Ardor bucal;
– Infecções e inflamações da mucosa da boca;
– Atrofia da glândula salivar (redução da saliva);
– Mau hálito;
– Dores e desconfortos bucais.
Uma boa higienização bucal, visitas ao cirurgião-dentista, alimentação saudável e a prática de atividade física são fundamentais para manter a saúde bucal em dia. Se você tem dúvidas sobre a concentração de vitaminas no seu organismo consulte o seu médico e o seu cirurgião-dentista.