Posso pegar cárie através do beijo?
Você já ouviu falar que a cárie é uma doença transmissível, podendo ser passada até mesmo através do beijo? Considerado um dos maiores bichos-papões da infância, o aparecimento de cáries nos dentes causa verdadeiro desespero nos pais e pavor para os filhos. Na fase adulta, o aparecimento da doença também é frequente. Mas o buraquinho nos dentes é apenas a consequência da doença, que pode se manifestar desde o nascimento do primeiro dente. No entanto, ao contrário do que se era informado, a cárie não é transmissível.
“Quando nascemos, passamos de um meio livre de micro-organismos para um mundo cheio deles. Esses micro-organismos não são capazes de promover doenças bucais e sistêmicas quando estão em equilíbrio. Então, o que pode ser transmitido de uma pessoa para outra são os micro-organismos associados à doença, e não os buraquinhos, que são apenas lesões”, explica a cirurgiã-dentista Karyne Magalhães.
Segundo a especialista, cárie é uma doença que se manifesta através da lesão. “Para que alguém desenvolva a cárie, é necessária a ingestão de carboidratos e açúcares em geral. Esses carboidratos, em contato com o dente por um período prolongado, podem ocasionar lesões às estruturas dentais frente às desmineralizações ocasionadas pelo pH bucal que estará reduzido. Sendo assim, essa doença não acontece em um piscar dos olhos. Desenvolver uma cárie envolve, na maioria das vezes, um descuido com a higiene bucal e omissão as consultas odontológicas preventivas”, diz.
Para evitar a cárie, Karyne explica que a prevenção é necessária desde o aparecimento do primeiro dente da criança. Nessa época, já se pode usar a escova de dente, creme dental com flúor e fita dental. “O ideal é fazer a higienização pelo menos três vezes ao dia. Além desses cuidados, a alimentação também é uma grande aliada. Dê preferência aos alimentos menos processados e mais naturais, que te obrigarão a mastigar por mais tempo, estimulando, assim, a produção salivar. Sabemos que comer faz bem, mas não coma toda hora. Estabeleça horários, podendo dividir em seis refeições diárias. Assim, você dá tempo para o pH salivar remineralizar a estrutura dental. A ingestão de água também é fundamental para lavar a boca, mucosas e língua, depurando resíduos alimentares e bactérias”, diz.