Maioria dos adultos tem sensibilidade nos dentes: saiba como tratar
Você já sentiu aquela dorzinha nos dentes ao ingerir alimentos e bebidas quentes ou geladas? A sensibilidade dental é algo muito comum, principalmente em adultos, e, além de impactar na qualidade da rotina, pode ser um sinal de a saúde bucal está em perigo. Conforme a cirurgiã-dentista Karyne Magalhães, é comum que o paciente confunda a sensibilidade com outros problemas. “É difícil de diagnosticar, já que é preciso identificar as causas. Muitas vezes, elas são omitidas quando tomamos o relato dos hábitos de vida e da história médica atual e passada dos nossos pacientes”, explica.
Ainda segundo a especialista, a sensibilidade dental acontece quando o esmalte protetor do dente se torna mais fino. Em muitos casos, pode ocorrer um recuo da gengiva, o que deixa uma área maior da dentina exposta, diminuindo a proteção à raiz do dente. “Quase todas as pessoas em algum momento terão a exposição de parte das raízes dos dentes e até mesmo a perda de parte da estrutura dental, como o esmalte e a dentina”, diz Karyne.
De acordo com a cirurgiã-dentista, a sensibilidade nos dentes precisa de cuidados, que vão além de uma simples pasta dental. “Alguns profissionais da saúde e vários pacientes acreditam que basta usar um creme dental específico para o problema se solucionar. Por certo tempo, essa pasta dental dessensibilizadora vai ajudar a aliviar, mas não tratar. Isso quer dizer que quando você deixar de usar o creme, esse problema ficará mais intenso.”
Apesar do desconforto causado pelo problema, muitas pessoas ignoram ou se acostumam com a dor. No entanto, adiar o tratamento pode agravar o problema. “Quanto mais cedo o paciente procurar o dentista, melhor. Se houver como restaurar a parte perdida, ótimo, porque repõe o que foi perdido e é a tentativa de se estabilizar uma lesão que poderá progredir. Muitas vezes, um enxerto gengival é preciso. Há também produtos dentais bem específicos que podem ser usados durante o tratamento de dessensibilização em consultório somados a laserterapia. É importante também ter saliva de qualidade para ajudar no processo de remineralização dental. É preciso ainda que o cirurgião-dentista faça uma avaliação da dieta para identificar possíveis colaboradores da sensibilidade.”
Cuidados
– Evite alimentos e bebidas ácidas com frequência;
– Utilize escovas de cerdas macias;
– Ao escovar os dentes, faça movimentos suaves de forma circular;
– Utilize fio dental antes de iniciar a escovação;
– Consulte sempre seu dentista em caso de dúvidas. Não tente diagnosticar o problema sozinho.
SOBRE A PROFISSIONAL