HERPES LABIAL: AS DEZ PERGUNTAS MAIS COMUNS
O herpes é uma daquelas doenças que geram muitas dúvidas. Isso pode ser sinal de que as pessoas não estão encontrando informações sobre como amenizar essa infecção (ou estão desesperadas com o problema). Pensando nisso, listei algumas das dúvidas mais frequência sobre o herpes labial. Fique por dentro:
Tenho herpes labial. O que posso fazer para retardar o aparecimento?
Melhorar a imunidade pode espaçar as recorrências. Melhore a qualidade de vida, faça check-up médico e odontológico, pratique atividade física, se alimente bem, controle o estresse, a ansiedade e tudo que te preocupa. A laserterapia e a terapia fotodinâmica também podem diminuir as recorrências do herpes.
Qual o tratamento?
Podemos prescrever antivirais tópicos e/ou sistêmicos. Também podemos reparar e acelerar a cicatrização das lesões herpéticas com a laserterapia, além de inibir a replicação viral e matar os vírus contidos na lesão mediante a terapia fotodinâmica e ozonioterapia. Há, ainda, a possibilidade da aplicação tópica de um produto contendo oxigênio ativo.
É transmissível?
Sim. Evite o contato direto, como beijar outras pessoas e usar talheres ou toalhas. A fase de “casquinha” já não é transmissível, mas mesmo assim é melhor evitar o contato.
Sempre haverá lesões com bolinhas de água?
Não. Há casos que ocorre apenas uma vermelhidão, desconforto, queimação e dor na região afetada.
Herpes tem cura?
Não, mas tem tratamento. O vírus fica alojado no corpo esperando uma oportunidade para se manifestar. Pode ser que você tenha o vírus, mas que ele não se manifeste mesmo se o seu estado imunológico cair.
É comum surgir depois de uma gripe?
Isso é muito comum, mas nem sempre irá ocorrer.
Posso me automedicar?
Jamais! Herpes, quando não tratado adequadamente, pode colocar em risco a sua saúde.
Qualquer pomada para tratar a boca serve para tratar o herpes?
Não, pelo contrário. Algumas podem piorar o caso.
As lesões aparecem só no lábio?
Não. Elas podem aparecer ao redor da boca e dentro da boca.
Quando procurar tratamento?
Quando surgirem os sintomas de desconforto procure o seu cirurgião-dentista.