COMO EVITAR LESÕES BUCAIS DECORRENTES DO APARELHO ORTODÔNTICO
A ortodontia é a área da odontologia que cuida de realinhar dentes mal posicionados, melhorando o encaixe entre eles e, por consequência, favorecendo a estética do sorriso. Apesar da inquietude de alguns jovens que recorrem as lentes de contato dental para fugir do tratamento ortodôntico, ainda hoje muita gente vai pelo caminho considerado ideal: passando pelo tratamento ortodôntico e aguardando o tempo necessário para obtenção da função e estética conseguidas com o uso dos aparelhos.
O tratamento ortodôntico reposiciona os dentes por meio de dispositivos colados aos dentes ou de placas removíveis. Dentre elas, os alinhadores dentais divulgados por alguns como ortodontia invisível. Entretanto, independente do aparato usado, eles trazem alguns desconfortos.
Saiba como evitar esses incômodos:
– Hidratação bucal:
Beba no mínimo 2,7 litros de água ao dia. A água mantém a boca hidratada e ajuda no processo de eliminação das células descampadas, resíduos alimentares e microrganismos.
– Hidratação labial
Use um bom hidratante labial. Aplique o produto de três a cinco vezes ao dia. Esqueça os batons do tipo cacau, que estão comercializados na “boca do caixa”.
– Proteção dos braquetes com cera
Quando os braquetes (aqueles quadradinhos metálicos dos aparelhos, que aderem os dentes) machucam a bochecha ou a língua, o ortodontista fornece uma cera que você prega sobre as peças, evitando o contato direto com as mucosas da boca e reduzindo o desconforto.
– Prevenção
Antes de iniciar o tratamento ortodôntico, veja com o cirurgião-dentista se a sua saúde bucal está dentro da normalidade. Faça as profilaxias (limpezas dentais) no máximo a cada seis meses.
– Produtos específicos
Alguns produtos de higiene bucal favorecem uma maior descamação da boca. Evite produtos que ardem a boca, com álcool e lauril sulfato de sódio.
– Tempo para comer
Separe um tempo para as alimentações. Comer rápido te impede de mastigar bem os alimentos e há mais probabilidade em aumentar o atrito da mucosa com os dispositivos ortodônticos.
– Lubrificação bucal
Pergunte ao ortodontista sobre lubrificantes que podem ser usados durante o tratamento. Eles podem ser usados algumas vezes ao dia. Existe, ainda, a possibilidade de lubrificantes manipulados, que são muito fáceis de guardar na bolsa e usar.
– Chicletes
Evite os chicletes, balas e pirulitos. Eles podem romper a adesão dos dispositivos que foram colados nos dentes e podem te machucar.
– Comunicação
Sempre que achar que algo pode estar errado, comunique ao profissional que faz o seu tratamento.
– Manutenção
Se você fizer as consultas de revisão estipuladas pelo profissional, o seu tratamento poderá ficar dentro do tempo planejado para remoção do aparelho e finalização do tratamento ortodôntico.
Dica de ouro
Se você está em dúvida se deve fazer um tratamento ortodôntico ou se recorre às cerâmicas (lentes de contato dental) para alinhar os dentes, sem sombra de dúvida te aconselharia a optar pela ortodontia. Porque para alinhar os dentes com cerâmica, os seus dentes serão desgastados. Uma vez que um dente foi desgastado, nada é capaz de reverter o tratamento e devolver o que foi perdido. Pensa bem, pois nós só temos duas dentições naturais: a decídua (leite) e a permanente. Bom, ao menos seria permanente se as pessoas cuidassem bem dos dentes. Cuidado! Evite a ortodontia instantânea oferecia por alguns profissionais.